domingo, 30 de agosto de 2009

HISTÓRIA ESCOLAR


No que se refere a minha educação infantil , estudei na Escola Mundo Infantil, que na época era uma das melhores escolas de educação infantil em Jequié(BA), lembro que apartir dai comecei realmente o processo de formação intelectual. Desse tempo , eu não lembro muita coisa ,pois faz bastante tempo, mas lembro de algumas professoras , principalmente a professora Marinélia , que continua ainda dando ênfase a esse trabalho , agora tambem no colégio Campus.

Na 5ª série do ensino fundamental , até a 8ª série do ensino fundamental estudei no CAP- "Colégio Antônio Pinheiro" , ,, desse tempo eu lembro que o ensino era bastante puxado, era um nível fundamental conteudista , em que os professores cobravam e davam ênfase ao conteudo, que era bastante amplo, principalmente em disciplinas tais como: Matemática, História, Português , com professores bastante exigentes.

O nível médio , comecei o 1º ano do ensino médio no "CETEJE" , lembro que o ensino não era de tão qualidade quanto o "CAP", mas comoo já tinha uma base formada no CAP não tive dificuldades em administrar as disciplinas em questão. O 2º e 3º ano médio estudei no "IERP", e por ter estudado quase toda minha vida em escolas particulares, ví que as diferenças erão enormes entre a escola pública e a escola particular. Via que no IERP não tinha disciplinas como física e química que estudei desde que ainda tava no CAP , ai percebi que é muito difícil, mas difícil mesmo ,as pessoas que não tem recursos , principalmente na área de educação em que livros e escolas boas são caras,se inserirem no mercado de trabalho ,com só o que aprendem na escola pública, Talvez falte também uma proposta eficiente do governo para mudar esse contexto, mas............

olho muito como futuro professor , como é que de que forma eu possa contribuir para diminuir essa mazelas e de que forma eu vou me posicionar frente a alunos que querem ser alguem ,mas naõ tem recursos pedagógicos para tanto, ai sim vem o professor transformador e que esteja comprometido com seu trabalho.

Um comentário:

  1. Alex,
    É impossível pensar a educação sem pensar a sua fnção social. Ela só tem sentido se for capaz de transformar a vida das pessoas.
    Edjane Freitas

    ResponderExcluir